Doutrina Espiritualismo Científico Universal

O ECU — Espiritualismo Científico Universal — Doutrina do CIRE, é uma Doutrina que admite a existência do Espírito como realidade fundamental do Universo e é continuadora fiel das Palavras de Jesus O Cristo.

A Doutrina engloba os conceitos: Espiritualismo, que remete para o facto de admitir a existência do Espírito como realidade fundamental; Científico, dado o facto de considerarmos uma ciência a procura racional da Verdade da existência do Espírito; Universal, por que abrange tudo e se aplica a todo o Universo.  

Foi codificada astralmente pelo Espírito de Luz Puríssima de Francisco M’gonhé da Silva e, fisicamente, através do Seu Instrumento Ímpar, a Excelentíssima Senhora D. Aurora Verdades. Os Ensinamentos do Irmão Francisco constituem a base doutrinária do Espiritualismo Científico Universal, sendo a continuação fiel dos Ensinamentos explanados por Jesus O Cristo

Jesus O Cristo é o maior Médium de todos os tempos que passou por este Mundo Terra. Pela Grandiosidade do Seu Espírito e da Sua Missão Ímpar, Jesus representa a maior referência espiritual. Jesus transmitiu aos homens que as capacidades mediúnicas existem, realizando fenómenos espirituais extraordinários, curando enfermos, ressuscitando os mortos, expulsando espíritos perturbados e perturbadores, dando vista aos cegos, e outros, testemunhados pelos Apóstolos e pelas multidões que O seguiam.

“Ao Mundo-Terra, vindes para uma trajectória evolutiva, vindes para colher ensinamentos e para uma preparação de um retorno com maiores conhecimentos, sendo assim, mais bem aproveitada a vossa próxima estadia neste Planeta Terra”.

FRANCISCO M’GONHÉ DA SILVA

in “Mensagens Amigas de Francisco M’gonhé da Silva”

O ser humano é uma dualidade: Espírito e Matéria. O Espírito é uma Partícula da Inteligência Universal que se serve temporariamente da Matéria, o corpo físico, para realizar uma trajectória evolutiva num Mundo Escola. A lei da encarnação e desencarnação do Espírito, uma das leis que regem o Universo, é um imperativo e uma necessidade da sua evolução. A encarnação ou reencarnação do Espírito corresponde à tomada de posse de um (novo) corpo físico, ficando sujeito às limitações próprias do Mundo Escola onde encarna/reencarna. Tem como finalidade contribuir para o processo evolutivo. O fenómeno da desencarnação (morte física) dá-se quando o Espírito se separa do corpo físico, ou seja, o Espírito liberta-se do seu corpo carnal, e é elevado, a seu tempo, para o seu Mundo de Vibração Própria.  A evolução do Espírito percorre períodos sucessivos até atingir a perfeição. Para o Espírito não há envelhecimento como acontece na vida física, porque o Espírito é infinito.

A Doutrina considera que todos somos Irmãos em Espírito, porque fazemos parte de uma só Família – a Família Espiritual; os pensamentos e consequentes acções praticadas, quer positivas quer negativas, revertem sempre para quem as pratica; os defeitos devem ser corrigidos; não devem ser permitidas interferências negativas; os pensamentos devem ser positivos de modo a atrair as Forças do Alto e ultrapassar as dificuldades  com inteligência e racionalidade, confiando na Força que nos é dada constantemente, sentindo a presença dos Espíritos Amigos. Devemos crescer na força interior, nas boas acções, na participação a dar aos nossos Irmãos em Espírito, transmitindo força a quem não a tem.

Esta Doutrina reconhece a possibilidade de Espíritos de Luz virem do Astral Superior para esclarecerem a Humanidade sobre a Verdade Espiritual que se destina a esclarecer os seres humanos, como viver em harmonia para obtenção do progresso espiritual, respeitando o livre arbítrio de cada um, convidando a ter uma consciência apostada em aprimorar o que de mais belo e superior existe no ser humano – a sua elevação espiritual.   

O ECU pratica-se no Mundo Terra, no CIRE. O CIRE é uma Universidade da Espiritualidade que desenvolve a sua prática doutrinária através de Sessões Espirituais, entre outras acções e, na investigação, procura colaborar com todos os que pretendem ser estudiosos idóneos da Espiritualidade. Quem respeitar e seguir as Orientações do ECU deixadas pelo Espírito de Luz em Missão do Irmão Francisco e pelos Espíritos de Luz em Missão que fazem parte do Corrente Espiritual do CIRE, e demonstrar noção de responsabilidade, terá o seu nome ligado à nobre Missão deixada por Jesus O Cristo, que é o esclarecimento do Homem no contexto espiritual.

Jesus, O Nosso Presidente Astral

A Doutrina Espiritualismo Científico Universal considera Jesus O Cristo o maior Médium de todos os tempos que passou por este Mundo Terra e é continuadora fiel das Suas Palavras. Jesus Cristo é o seu Presidente Astral. Pela Grandiosidade do Seu Espírito e da sua Missão Ímpar, Jesus representa a maior Referência Espiritual.

“Recordar a passagem de Jesus O Cristo neste Mundo Terra, é uma necessidade para que todos se possam rever na Sua imagem.”

Francisco M’gonhé da Silva

Jesus quis que todos os homens no Planeta Terra seguissem os Seus bons exemplos de Amor, de Paz, de Tolerância, de Compreensão e de Perdão, sentimentos únicos que levam à verdadeira felicidade. 
Transmitiu aos homens que as capacidades mediúnicas existem, realizando fenómenos espirituais extraordinários — curando enfermos, ressuscitando mortos, expulsando espíritos perturbadores, dando vista aos cegos, entre outros — testemunhados pelos apóstolos e pelas multidões que O seguiam. Nessa época, Jesus quis mostrar que todos os homens, de boa vontade, poderiam desenvolver as suas capacidades mediúnicas, colocando-as ao serviço do Bem.

Jesus, do seu Plano Astral continua ajudando a Humanidade com todo o Seu Amor, enviando os Seus Fluidos Benéficos sobre toda a Humanidade. 

Se queremos seguir Cristo, se desejamos frequentar esta Casa, se pretendemos seguir a Doutrina Espiritualismo Científico Universal, temos de respeitar os Seus Princípios, acreditar que Jesus, quando passou neste Mundo-Terra, com a Sua Força, aliviou e curou muitos sofredores e, como Espírito, mantendo essa Força ou Superior continua beneficiando toda a Humanidade.

“E será sempre à Sua semelhança, à semelhança da Sua Palavra, da Sua Verdade. Tal, será a Força do CIRE. E, como há quase dois mil anos, não existe força que vença a Palavra de Jesus, assim também os seus seguidores, com Verdade e com Realidade Espiritual, jamais serão vencidos.

Francisco M’Gonhé da Silva

in “Mensagens Amigas de Francisco M’gonhé da Silva”

Pensar nos outros é um dos Princípios fundamentais para todos os que querem seguir a Doutrina deixada por Jesus. É preciso procurarmos ser dignos de ser seus seguidores, recordando os Seus feitos, os Seus Exemplos, tendo confiança no seu Espírito e atraindo com o nosso pensamento a Sua Força espalhada por todo o Planeta Terra.

O CIRE segue e seguirá sempre a única Verdade a seguir: Jesus o Cristo.

“A Jesus dirigimos humildemente o nosso sincero reconhecimento pelo Seu elevado legado — Os Seus Ensinamentos. Respeitá-Lo-emos e segui-Lo-emos eternamente.”

Aurora Verdades

Francisco M'Gonhé da Silva

Codificador Astral da Doutrina ECU

Francisco M’gonhé da Silva, mais conhecido por Irmão Francisco, é um Espírito de Luz Puríssima da Plêiade Astral, enviado de Jesus O Cristo que, no seu Mundo Espiritual, determinou trazer a este Mundo-Terra a difícil Missão do Esclarecimento da Humanidade sobre a Verdade Espiritual.

É o Codificador Astral da Doutrina ECU — Espiritualismo Científico Universal. Manifestou-se pela primeira vez no dia 13 de Janeiro de 1961, em Angola, através da Médium de incorporação total, Aurora Verdades, anunciando que trazia a Missão de esclarecer a Humanidade sobre a Sua dualidade: Espírito e Matéria, divulgando-a e levando os seres humanos a interiorizarem princípios de vida que conduzem a um comportamento elevado que contribuem para a sua elevação espiritual.

Os Ensinamentos do Irmão Francisco constituem a base doutrinária do ECU — Espiritualismo Científico Universal, sendo a continuação fiel dos Ensinamentos explanados por Jesus O Cristo.

O CIRE – Centro de Investigação e Recuperação Espiritual é uma Universidade da Espiritualidade onde se pratica a Doutrina ECU ministrada por Francisco M’gonhé da Silva e pelos Espíritos de Luz em Missão enviados de Jesus O Cristo que fazem parte da Corrente Espiritual do CIRE.

Fotografia da médium de incorporação total Aurora Verdades, no momento de actuação do Espírito de Luz Puríssima de Francisco M’gonhé da Silva

A Palavra do Irmão Francisco leva o ser humano a refletir e a acreditar na sua força interior, iluminando o caminho a percorrer no cumprimento da sua missão espiritual, sendo uma palavra de fé, de incentivo e de total investimento na transformação do Homem. A sua intervenção lança-nos o desafio de reponderar atitudes, reconhecer falhas e amar o próximo.

O Espírito de Luz em Missão de Francisco M’gonhé da Silva dá-nos a noção exacta destes Princípios quando nos diz que o Homem que se espiritualiza é um Homem que se distingue no meio de uma multidão, tem sempre que ser uma pessoa diferente no trato, no cumprimento dos seus deveres morais, familiares, de cidadão, deve ser delicado, respeitador, resguardando a sua forma de actuação, de linguagem, de estar; deve ser respeitado na sua presença, na sua palavra, não criando dúvidas a ninguém, de modo a que se possa criar uma nova geração, uma nova sociedade, onde haja confiança, respeito e amor repartido. São estes os Princípios que um espiritualista deve trazer sempre consigo para que possa ser identificado, em qualquer ponto do Planeta Terra, como uma pessoa diferente.

“Olhai para dentro de vós com coragem e procurai verificar se vós sois a imagem de Jesus O Cristo, se vós estais seguindo os Seus nobres exemplos, se vós sois dignos d’Ele. Recordai-vos dos Seus Feitos, recordai-vos da Sua Força, do Seu Amor e recordai-vos do Seu Sofrimento. Recordai-vos de todas as Suas Palavras e fazei-vos herdeiros de Jesus O Cristo.”

Francisco M’gonhé da Silva

O Irmão Francisco do seu Plano Astral procura aliviar toda a Humanidade. Deseja que possamos ser felizes, possamos lutar e vencer e preparar o nosso regresso ao nosso Mundo de Vibração Própria.

Aurora Verdades

Codificador Física da Doutrina ECU

Aurora Verdades foi a Codificadora Física da Doutrina Espiritualismo Científico Universal e a Fundadora do CIRE, dos seus Centros Filiais e Delegações espalhados pelo mundo.

Médium Ímpar das Forças Superiores, conforme foi sempre designada pelos Espíritos de Luz em Missão, era detentora de muitas faculdades mediúnicas, entre elas, a de incorporação total, de psicografia, de vidência, de intuição, de autovisão, de clarividência e curativa.

No dia 13 de Janeiro de 1961, em Angola, manifestou-se pela primeira vez, em Aurora Verdades, o Espírito de Luz Puríssima de Francisco M’gonhé da Silva, trazendo como Missão o esclarecimento da Humanidade como Espírito e Matéria, que veio a ser o seu Orientador Espiritual ao longo de toda a sua vida.

Aurora Verdades e os seus seguidores formalizaram, em Angola, em 1970, a ligação à corrente do Racionalismo Cristão que, naquela época era a que mais se aproximava da Verdade Espiritual, mas, em 1980, em Portugal, deu-se a desvinculação com esta corrente.

Por orientações do Espírito de Luz Puríssima de Francisco M’gonhé da Silva, Aurora Verdades fundou o CIRE – Centro de Investigação e Recuperação Espiritual e, assim, o Irmão Francisco, através do Seu Instrumento Ímpar continuou a desenvolver e aprofundar a Sua Doutrina – Espiritualismo Científico Universal – Doutrina seguidora de Jesus o Cristo, tornando-se, deste modo, Aurora Verdades, a Codificadora Física desta Doutrina no Mundo Terra.

“Se todos e cada um, nas suas missões, quotidianamente, conseguirem fazer e realizar os seus trabalhos com o pensamento elevado a Jesus Cristo, estais cumprindo Jesus.”

Aurora Verdades

Aurora Verdades veio a este Mundo com uma Missão Especial, a de esclarecer a Humanidade sobre a Verdade Espiritual, tendo contribuído, incansavelmente, para a sua divulgação no Mundo Terra levando os seres humanos a interiorizarem princípios de vida que conduziam à sua evolução espiritual. Mulher com uma coragem, dinamismo e inteligência fora do comum, amparava e socorria todos os que vinham até si com necessidades e sofrimentos vários da sua vida física, mental e espiritual, em Portugal e noutros países. Os que tiveram o privilégio de ser testemunhas das suas intervenções junto dos seus Irmãos em Espíritos em sofrimento, ficavam estupefactos com a capacidade de solução dos casos que se apresentavam, nunca se negando dar o seu contributo para alívio imediato e definitivo.

Aurora Verdades também se distinguiu como filantropa, tendo desenvolvido e patrocinado muitos projectos de índole social, tendo fundado uma associação de apoio social e humanitário, tendo sido considerada como uma figura com impacto na sociedade portuguesa e angolana.

Os Espíritos de Luz em Missão realizaram, de igual forma, muitos fenómenos espirituais através da sua matéria, em Portugal e noutros países, tratando, recuperando e curando, pessoas com várias doenças físicas, distúrbios mentais e perturbações espirituais, assim como aconselhando-as e esclarecendo-as espiritualmente.

Desenvolveu um notável trabalho espiritual promovendo inúmeras iniciativas de investigação, congressos, seminários e outros a nível nacional e internacional, dando entrevistas para a rádio, televisão e imprensa escrita, colaborando com todos aqueles que pretendiam ser estudiosos da espiritualidade, prestando uma memorável e assinalável contribuição para o património e para as actividades do CIRE. A título póstumo, foram-lhe atribuídos, com honra e aclamação, a distinção mais elevada que hierarquicamente pode ser atribuída pelo CIRE: os títulos honoríficos de Benemérita e Honorária.

Toda a sua vida foi marcada por uma entrega incondicional à Espiritualidade, sendo sempre um exemplo a ser seguido por todos os cirenses, mas, o maior reconhecimento foi-lhe dado por Francisco M’gonhé da Silva – o Seu Orientador Espiritual:

“Para Francisco, não seria Francisco capaz de nada, nem sequer cumprir essa Missão por Mim escolhida, se não fosse o Corpo de que Me sirvo. Recordai-A. E senti, que jamais Francisco estaria junto de vós, se não fosse a Sua Matéria, se não fosse o Seu Corpo, e se não fosse a Sua Força e o Seu Respeito pela Força dos Espíritos.”

Francisco M’gonhé da Silva

” A sede do corpo mata-se com a água.
A sede da alma mata-se com a sabedoria.”

Isabel Vunge

O Espírito de Luz em Missão de Isabel Vunge foi escolhido pelo Codificador Astral desta Doutrina, Francisco M’gonhé da Silva, para ajudar a esclarecer a Humanidade, de que o espírito existe – que o Homem é uma dualidade: Corpo e Espírito.

O Irmão Francisco elegeu o Espírito de Luz Isabel Vunge pelas suas vincadas características: um Espírito forte, com uma profunda ligação a Jesus, com um conhecimento muito específico na libertação de males espirituais, confiando-lhe a espinhosa e difícil missão de efectuar e orientar tratamentos espirituais que auxiliassem em definitivo todas as pessoas que, em sofrimento, vinham ao seu encontro.

A Irmã Isabel fez-se presente pela primeira vez em Angola, no dia 13 de Fevereiro de 1962, através do seu instrumento, a Médium Ímpar da Forças Superiores, Aurora Verdades.

Fotografia da médium de incorporação total Aurora Verdades, no momento de actuação do Espírito de Luz Puríssima de Isabel Vunge

“Resistam! Resistam e ponham em prática o que aqui aprenderam. De nada valerão as Nossas Palavras, nem a Nossa Presença, se vós não derdes a vossa participação. … Os Ensinamentos têm de ser por vós aproveitados e postos em prática.”

Isabel Vunge

Ao longo destes anos, desde o início das suas manifestações espirituais, realizou grandes fenómenos espirituais em todas as partes do Planeta Terra onde se encontrava o Seu Instrumento, curando e apoiando todas as pessoas que vinham ao seu encontro com vários sofrimentos nas suas matérias e nos seus espíritos.

O Espírito de Luz em Missão de Isabel Vunge distinguiu-se na forma brilhante de explanar a Doutrina Espiritualismo Científico Universal, que é fiel seguidora dos Princípios de Jesus O Cristo.

O Seu imenso Amor Espiritual pelo Espírito de Jesus O Cristo é um exemplo vivo e constante em todos os Seus Trabalhos Espirituais de grande elevação espiritual. São célebres as Suas Irradiações a Jesus assim como a Sua sabedoria sobre o Mundo Espiritual, deixando-nos as Suas sábias Palavras nas Mensagens transmitidas nas Sessões Espirituais realizadas no CIRE, que constituem um valioso património espiritual para os cirenses e para a Humanidade.

“Jesus O Cristo, precisa de vós, precisa da vossa dedicação, da vossa completa adaptação, para os Seus Instrumentos servirem de esteios, para que todo o Bem a que vós tendes direito possa ser bem sucedido. As Forças Superiores, os Espíritos de Luz Puríssima, lutam por terem elementos, esteios de quem se possam servir, de forma a combater o grande número de forças negativas.”

Isabel Vunge

Isabel Vunge continua presente na Corrente Espiritual do CIRE, auxiliando todos aqueles que lhe enviam o seu pensamento em sofrimento. Derrama os seus Fluidos amigos, o seu Amor, o seu Carinho, a sua Força a todos aqueles que crêem no seu Espírito, assim como, também, a todos os nossos Irmãos em Espírito espalhados pelo Planeta Terra.

“Aqui vêm para serem auxiliados, mas também para serem esclarecidos, que é o maior auxílio que podem receber. Vêm receber a força, o conhecimento, para depois se defenderem pelos vossos próprios meios.”

Isabel Vunge

Assinalando os 60 anos após a primeira Manifestação do Espírito de Luz Puríssima em Missão de Isabel Vunge, ocorrida em 13 de Fevereiro de 1962, o CIRE disponibiliza, um excerto (abaixo) de uma Mensagem Espiritual datada de 10/05/93 deixada por Esse grandioso Espírito através da Médium Ímpar das Forças Superiores, Aurora Verdades.

O seu visionamento, como todos os conteúdos destas páginas web, encontra-se ao abrigo das condições de utilização constantes em “Aviso Legal” e “Política de Privacidade”.

Outros Espíritos de Luz em Missão

Ao longo dos anos, muitos e muitos Espíritos de Luz em Missão se fizerem presentes através da Médium Ímpar das Forças Superiores, Aurora Verdades, trazendo-nos os Seus Ensinamentos e Orientações, fazendo parte da Obra Espiritualizadora em favor da Doutrina Espiritualismo Científico Universal. Também, através dos tempos, vários médiuns de intuição formados nesta Doutrina, que assumiram a responsabilidade de se colocarem ao serviço da evolução espiritual da Humanidade, receberam Espíritos de Luz em Missão, explanando a Doutrina de Jesus O Cristo. Todas as suas Mensagens integram o valiosíssimo espólio concernente ao Património Espiritual do CIRE.

Conceitos doutrinários

Mundos de Vibração Própria dos Espíritos de Luz.

É uma vibração luminosa ou emanação colorida que envolve o corpo humano. Esta aura corresponde à emanação do corpo físico, do corpo fluídico (perispírito) e do Espírito. Na aura predominam certas cores correspondentes ao estado de cada indivíduo. Cada pensamento, sentimento ou emoção manifesta-se por determinada tonalidade ou combinação de cores pertencentes a esse pensamento, emoção ou sentimento particular. Os médiuns videntes podem captar a aura em volta do corpo humano.

É o elo de ligação entre o Corpo e o Espírito. Enquanto estes estiverem interligados pelo cordão fluídico, existe vida física. Existem dois cordões fluídicos, também chamados cordões de prata, que se encontram ligados ao coração e ao cérebro.

É a ligação de pensamentos elevados e puros à Plêiade Astral realizada através da vibração dos pensamentos das pessoas que se entregam à mesma causa — evolução espiritual da Humanidade — principalmente o Presidente da Sessão, os médiuns e os outros esteios (apoiantes preparados para a formação da Corrente).

Quando o Espírito se separa do Corpo, dá-se o fenómeno da desencarnação (morte física), ou seja, o Espírito liberta-se do seu corpo carnal, pela quebra dos cordões fluídicos e é elevado, a seu tempo, para o seu Mundo de Vibração Própria. Todo o ser humano tem de saber que um dia partirá para o Mundo de Vibração Própria a que pertence, dado que a visita que se faz a este Planeta tem um tempo limitado. A única Verdade, é que partirá deste Mundo e irá para o Mundo Espiritual.

Corresponde à tomada de posse de um (novo) corpo físico pelo Espírito, ficando sujeito às limitações próprias do Mundo-Escola onde encarnou/reencarnou. O Espírito reencarna diversas vezes com o objectivo de remir as suas falhas de vidas anteriores, adquirir novos conhecimentos e, assim, ajudar a melhorar o seu progresso espiritual e o progresso da Humanidade. As encarnações sucessivas têm como finalidade fazer o Espírito chegar à perfeição.

É uma Partícula Inteligente criada pela Força Universal. Na sua essência, o Espírito é incorpóreo, diáfano. A Força Universal criou os espíritos com a necessidade intrínseca de evoluírem. Os espíritos, guiados pelo imperativo da evolução, iniciam a sua trajectória e, ao longo da mesma podem optar por evoluirem em Mundos espirituais ou em Mundos-Escola onde tomam conta de um corpo físico.

São Espíritos de Luz evoluídos que podem abraçar Missões de grande elevação espiritual para cumprirem em Mundos-Escola.

Espíritos de Luz que fazem parte da Plêiade Astral, que trabalham em prol da Humanidade e do Universo, que atingiram um raro grau de evolução espiritual; porém, poderão aceitar cumprir uma Missão especial de grande elevação num determinado Mundo-Escola.

Espírito já liberto da sua matéria, que paira na atmosfera terrena, desconhecedor da sua verdadeira condição de espírito desencarnado, que se encontra em sofrimento, e que pode transmitir esse sofrimento, involuntariamente, aos seres encarnados.

Espírito já liberto da sua matéria que se encontra na atmosfera da Terra, conhecedor da sua condição de espírito desencarnado, que utiliza a sua força para causar sofrimento e perturbação aos seres encarnados, aproximando-se destes e interferindo nos seus sentimentos e no seu intelecto; interferem, também, nos espíritos já libertos da sua matéria, não esclarecidos — espíritos perturbados — podendo aprisioná-los.

Fluidos derramados pelos Espíritos de Luz, que revigoram o ser humano física, psíquica e espiritualmente.

No Universo existe o fluido universal, matéria elementar primitiva, que deu origem a todas as coisas — Mundos e seres. Esta matéria pode apresentar-se no estado de imponderabilidade (matéria etérea e subtil) dispersa por todo o Universo, ou no estado de ponderabilidade (matéria do Mundo físico que impressiona os sentidos). O fluido universal é susceptível de inúmeras combinações e assume formas adaptadas a cada Mundo. O perispírito e o corpo humano têm fonte neste fluido. Este fluido também tem a função de ser o veículo do pensamento.

Espíritos de Luz que assumem importantes missões em prol do Bem e da Evolução Espiritual, enviados por Jesus O Cristo.

Corresponde à Força Criadora Inteligente do Universo e de tudo quanto existe. Na Doutrina Espiritualismo Científico Universal o conceito de Deus é idêntico aos conceitos de Pai (designação utilizada por Jesus), Mãe Natureza e Força Universal.

Capacidade que o médium possui de afastar o seu Espírito da sua própria matéria, mantendo-o ligado por cordões fluídicos, segundo a qual um Espírito desencarnado se pode manifestar, tomando de empréstimo o seu corpo. É uma faculdade rara que reflecte um estado avançado de evolução espiritual.

Irmão em Espírito porque todos os espíritos são provenientes da Inteligência Universal e, no CIRE, utiliza-se esta expressão quando se pretende referir ao nosso próximo, encarnado ou desencarnado.

A Matéria encontra-se organizada de acordo com as leis naturais adaptadas ao grau de evolução própria de cada Mundo. Existe em estados que conhecemos e outros que ignoramos; poderá ser tão leve e tão fina que nenhuma impressão cause aos nossos sentidos. A Matéria é o veículo que o Espírito utiliza para cumprir com um plano espiritual num Mundo-Escola.

Todos os seres humanos são médiuns em potência. Não existe apenas uma única forma de mediunidade. Existem várias formas ou capacidades mediúnicas, ainda que umas se tornem mais evidentes do que as outras, de médium para médium e, até mesmo, num mesmo médium. No entanto, aqueles que as apresentam num grau mais desenvolvido são os que, usualmente, são chamados de médiuns.

Referência dada pelos Espíritos de Luz à Médium Aurora Verdades, Codificadora Física da Doutrina Espiritualismo Científico Universal. Médium detentora de inúmeras capacidades mediúnicas, destacando-se a de incorporação total que, conjugada com a sua conduta pessoal irrepreensível, a conduziu ao cumprimento de uma Missão Espiritual exemplar.

Conjunto de características inatas no ser humano passíveis de desenvolvimento, que lhe permitem fazer a ligação com o Mundo Espiritual. É uma faculdade intrínseca do Espírito. Todos os seres humanos são médiuns em potência. Existem várias formas de mediunidade.

Propósito de vida escolhido pelo Espírito no seu Plano Astral antes de encarnar/reencarnar no Mundo-Escola, implicando acontecimentos positivos e dificuldades tidas como necessárias para a sua evolução espiritual. Uma missão espiritual também pode ser cumprida em astral. Os Espíritos de grande evolução poderão encarnar no Mundo-Terra para o cumprimento de uma missão espiritual em prol da Humanidade.

É um fenómeno que, na Espiritualidade, consiste em criar nos seres humanos, uma falsa representação da verdade. Revela-se sob dois aspectos: consciente e inconsciente. A mistificação consciente manifesta-se quando o médium se serve conscientemente do seu pensamento, transmitindo comunicações suas como sendo de um Espírito. A mistificação inconsciente ocorre quando o espírito, à revelia do controlo do médium, transmite comunicações falsas e/ou duvidosas com a intenção de criar perturbação.

Mundo onde os Espíritos tomam posse de uma matéria para cumprir com uma missão que escolheram no seu Mundo de Vibração Própria para corrigirem as suas falhas e erros de encarnações anteriores no caminho da sua evolução espiritual, ou para cumprimento de uma missão espiritual em prol da Humanidade tratando-se de Espíritos de Luz.

Corresponde ao nível de evolução do Espírito e para onde este vai após a sua desencarnação e esclarecimento.

É a cópia fiel do corpo físico. É constituído por matéria fluídica que é mais diáfana do que a do corpo carnal, no entanto, mais densa que o Espírito. O corpo físico encontra-se envolvido pelo Perispírito (Corpo Fluídico). O Espírito manifesta-se através do seu perispírito.

É um conjunto de Espíritos de Luz Puríssima que têm várias funções e diferentes responsabilidades, trabalhando em prol da Humanidade e do Universo. Entre Eles, destaca-se o Grande Espírito de Jesus O Cristo. Um Espírito de Luz Puríssima tem capacidade de orientar não só os problemas do Mundo terrestre como o de outros Mundos habitados. Os Espíritos de Luz Puríssima poderão aceitar cumprir uma missão especial de grande elevação num determinado Mundo-Escola.

Percurso de aperfeiçoamento do Espírito ao longo das suas sucessivas encarnações, através da prática de atitudes de Bem. Cada nova encarnação constitui uma oportunidade para o Espírito cumprir com uma missão, redimindo-se de falhas anteriores e progredindo através do estudo, do sofrimento, da superação de dificuldades, da prática de actos de bondade e de amor para com o próximo e do esclarecimento espiritual.

Mensagens

Deixai uma Herança Positiva

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

“Ao recordardes que, no Mundo-Terra em que vós viveis, o sofrimento é grande, e que muitos dos vossos Irmãos em Espírito espalhados neste planeta não têm a mesma possibilidade que vós estais tendo aqui, a vossa confiança e a vossa força interior darão luta contra a presença dos espíritos perturbadores, contra a força negativa que tanto vos faz sofrer.

Que cada um de vós aqui presente, com pensamentos afins, ainda que cada um de vós tenha diferentes problemas, recorde Jesus O Cristo, recordando a Sua passagem neste Mundo-Terra, em que aliviou os sofrimentos daqueles que n’Ele acreditaram, provando com a Sua Força o afastamento dos espíritos perturbadores. A vós acontecerá a mesma coisa. O importante é sentirdes essa Força, ainda que vos tenha faltado. Procurai reencontrá-la. Procurai não desfalecer.

E aqui estou, mais uma vez, vindo ao vosso encontro, procurando dar o meu auxílio para que possais sentir o benefício dos Espíritos Amigos com uma Missão específica: trazer ao ser humano – espírito ainda em posse da sua matéria – a forma de se libertar do seu sofrimento. Tenhai força e a vossa concentração não será perturbada pelo choro desta criança, pois ela terá razão para esta lamentação, antes, firmai o vosso pensamento, sem quebra de corrente, para que ela também seja beneficiada.

E, assim, continua a preparação da nova geração, a preparação dos que irão continuar, após a entrada do ano 2000 no terceiro milénio, onde se espera o esclarecimento da Humanidade. E o mundo, em sofrimento, necessita dos instrumentos, quantos aqui presentes em cumprimento das suas missões espirituais. É importante o momento da opção, para que uns, em favor de outros que sofrem, possam auxiliar, possam aliviar este sofrimento no Mundo-Terra.

A teimosia daqueles que querem ser cegos e surdos propositados continuará a existir ainda por muito tempo. Mas Francisco e outros Espíritos aqui presentes apenas se dirigem a quem fez a sua opção de seguir a Palavra de Jesus Cristo e auxiliar os seus Irmãos em Espírito, auxiliar aqueles a quem a Luz ainda não se fez nos seus espíritos. Não vos preocupeis com as críticas. Não vos preocupeis com quem não crê na existência da vida além-sepultura. O tempo se aproxima a passos largos e, em breve, como a Luz atravessa as trevas, assim a Verdade se fará. A minha preocupação particular, neste momento, e noutros, é aliviar quem sofre e trazer a palavra amiga a quem a quer ouvir, e responder às perguntas, pois tantas existem nos vossos corações: a dúvida do amanhã, o mistério da vida além desta vida. Palavras minhas sempre repetidas mas sempre oportunas.

Não vos esqueçais de que todos sois “passageiros” com “bilhete” de ida e volta. E é importante que sejais bastante cautelosos; preparai a vossa “bagagem”, de forma que, ao chegardes ao término da “viagem”, não verifiqueis que algo muito importante vós esquecestes. E tenhai bem na vossa mente a realidade que muitos querem olvidar. É, de facto, uma visita a este Mundo-Terra, o que não é razão para se despreocuparem, para não terem a noção da responsabilidade da vossa participação na preparação de um mundo melhor. Deixai uma herança positiva, tal como Jesus O Cristo deixou as Suas Palavras, continuadas por muitos. Que assim seja a vossa força.

Procurai concentrar-vos. Procurai sentir o bem-estar. Pro-curai afastar da vossa mente a contrariedade que teima em assaltar os pensamentos de cada um que assim sente. E, assim, com pensamentos positivos, lutando contra as interferências negativas, procurai levar convosco o efeito dos Fluidos benéficos que estão aqui recebendo. E com paz, muita paz e muita força interior, Eu me retiro deixando a todos vós as minhas Palavras amigas.”

in “Mensagens Amigas de Francisco M’gonhé da Silva”

Mensagem deixada pelo Espírito de Luz em Missão de Francisco M’gonhé da Silva, através da médium de incorporação total, Aurora Verdades, em Sessão Espiritual pública de 8 de Maio de 1986

O Esclarecimento Espiritual

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

A vida na Terra é um desafio que muitas vezes implica sofrimento. Muitos seres humanos ignoram qual o sentido da vida, sentindo-se desajustados e com um vazio interior. Ao longo da sua vida o homem é confrontado com múltiplos reptos que, de acordo com as opções escolhidas, podem implicar maior ou menor felicidade e/ou maior ou menor sofrimento. Quando desconhece a sua origem, facilmente se revolta, aumentando ainda mais esse sofrimento. Os Espíritos de Luz em Missão que fazem parte da Corrente Espiritual do CIRE, atravessam galáxias superando dificuldades várias para virem trazer o Esclarecimento para que a Humanidade possa evoluir. À luz dos Seus Ensinamentos, o esclarecimento espiritual que confere sentido à vida terrena, assenta no entendimento da realidade da existência anunciada por Jesus O Cristo e do que ela representa: o ser humano é uma dualidade — Espírito e Matéria.

O Espírito é uma Força Inteligente com uma predisposição natural para a evolução. O Espírito tem necessidade de evoluir. O Espírito procura a evolução, de forma mais célere, através do cumprimento de várias encarnações, usando temporariamente um corpo físico para cumprir uma trajectória que delineou no seu Mundo Espiritual, o seu Mundo de Vibração Própria. Essa nova trajectória foi planeada pelo Espírito, em função do seu percurso espiritual evolutivo, contemplando a reparação de falhas cometidas em vidas anteriores e a conquista de novas aprendizagens, de modo a que, ao desencarnar, possa ascender com mais evolução ao seu Mundo Espiritual.

Porém, nem todos os espíritos ao desencarnarem, ou seja, ao se separem do seu corpo físico, vão de imediato para o seu Mundo Espiritual, no Universo. Existem espíritos que, por falta de esclarecimento espiritual, permanecem na atmosfera terrena em estado de perturbação, sofrendo e interferindo de forma prejudicial junto dos espíritos ainda em posse da sua matéria (os seres humanos). Esses espíritos perturbados e perturbadores, que muitas vezes se agrupam em falanges, aproximam-se dos seres humanos, envolvem-nos com a sua energia negativa e são motivo de grande sofrimento, causando perturbação ao nível físico, mental e espiritual por toda a Humanidade.

São aos milhares os espíritos perturbados e perturbadores que pululam na atmosfera terrestre. Algumas pessoas que se julgam com saúde, encontram-se, por vezes, bastante vulneráveis na sua espiritualidade. Como explica o Irmão Francisco:
“Os Espíritos perturbadores lançam a sua força contra aquele que está desprevenido, e as intuições que são recebidas, principalmente por aqueles que não estão avisados e que não se conhecem como Força e Matéria, criam, na sua mente, todo um mundo cheio de infelicidades, sentindo-se incompreendidos, complexados, e toda uma perturbação se apossa dessa mente. E daí, perdem a possibilidade de se defenderem. E daí, que o suicídio é para eles o caminho mais certo, envenenando-se muitas vezes, virando para si próprios tudo quanto pensam que seja capaz de encurtar a sua vida física.”

A Vida Além Sepultura é uma Realidade. O Espiritualismo Científico Universal ensina a todos a defenderem-se das investidas dos espíritos perturbados e perturbadores.

Ao ter conhecimento da sua dimensão espiritual, o ser humano torna-se consciente que tem de lutar contra tudo o que for prejudicial à sua evolução, passando a ter cuidados tanto com a sua Matéria como com o seu Espírito. Existem vários grupos, religiões, doutrinas e filosofias que procuram despertar a Humanidade, que procuram torná-la melhor, conduzindo-a para o caminho da Verdade Espiritual, conduzindo-a para a felicidade; no entanto, há outra parte que, por ignorância, destrói, que impõe uma guerra aberta a tudo quanto é belo e maravilhoso na existência do ser humano, neste Mundo-Terra.

O despertar espiritual está sendo difícil. Até muitos que já se encontram esclarecidos espiritualmente, continuam a enganar-se a si próprios, porque continuam a centralizar a sua trajectória na vida material. A evolução do Homem, a força da sua inteligência, é muitas vezes anulada pela desumanidade que muitas vezes demonstra ter. A Mãe Natureza tem demonstrado a sua Força, revelando a pequenez do ser humano em situações de catástrofes, destruindo, em poucas horas, o que os homens levaram anos a construir, facto que os deveria despertar para a Realidade em cada momento que isso acontecesse.
Paralelamente, os fenómenos espirituais que maravilham e surpreendem a Humanidade e que estão sendo divulgados em todos os pontos do Planeta Terra, produzidos através de instrumentos — isto é, pessoas com capacidades mediúnicas —, proporcionam evidências de que o Espírito existe, mas, infelizmente, estes instrumentos são escassos.

É cada vez mais difícil de se encontrar médiuns com a capacidade que os Espíritos de Luz necessitam para transmitirem a Verdade Espiritual aos espíritos ainda encarnados.

Nesta Comunidade Espiritualista Cristã, através do esclarecimento espiritual, o ser humano aprende a defender-se, a afastar do pensamento tudo o que lhe seja prejudicial, a lutar contra as intuições e interferências negativas que perturbam a sua existência, a rejeitar o sofrimento que é enviado por inimigos conhecidos e desconhecidos, encarnados e desencarnados. É incentivado a procurar ter força interior e a tentar aniquilar o que é mau, para atrair o Bem, fazendo uso racional do livre arbítrio.

in “Fundamentos da Doutrina Espiritualismo Científico Universal” – Edição CIRE

13 de Janeiro de 2022 – 61º Aniversário da 1.ª Manifestação do Espírito de Luz em Missão de Francisco M’gonhé da Silva, através da Médium de Incorporação Total, Aurora Verdades.

O Homem Espiritualizado

O homem que se espiritualiza é um homem que se distingue no meio de uma multidão. 
O espiritualista terá de, forçosamente, ser uma criatura diferente; 
diferente no trato, no cumprimento dos seus deveres morais, familiares, de cidadão, de tudo. 
Numa palavra, o espiritualista deve ser delicado, respeitador, acautelando a sua forma de actuação, de linguagem, de estar. 

O homem espiritualista terá de ser respeitado no seu olhar, na sua presença, na sua palavra. 
Não pode de forma alguma criar dúvidas a ninguém. 
É preocupação de todos os Espíritos preparar uma nova geração, uma nova sociedade, onde possam confiar todos uns nos outros.
O respeito exigido, o amor repartido são Princípios que o espiritualista deve ter consigo. 

O espiritualista tem de amar o próximo, auxiliando-o. 
O espiritualista deve identificar-se em qualquer parte do Planeta Terra como de facto um homem diferente.

Francisco M’gonhé da Silva

in “Mensagens Amigas de Francisco M’gonhé da Silva”

Ser Espiritualista

“Um homem ou mulher espiritualizado facilmente se distingue no meio da sociedade em que vive. A sua compreensão, a sua energia, o respeito e o amor que dedica aos outros fá-lo de imediato uma pessoa de quem se gosta e a quem se recorre nos momentos de dificuldade e de sofrimento de vária ordem. É, no entanto, vedado ao espiritualista impôr as suas ideias seja a quem for. Não deve ser fanático e não deve falar da sua espiritualidade com superioridade. Com modéstia terá simplesmente de por em ação os seus princípios:
– respeitar e amar o próximo,
– utilizar sempre a verdade,
– respeitar a família,
– respeitar as crianças e idosos,
– respeitar os animais iracionais,
– não trair nunca, seja em que circunstâncias for,
– repudiar o sentimento da ira e da vingança,
– estudar sempre para se cultivar,
– ser tolerante,
– ser bondoso,
– ser sempre o primeiro a dar bons exemplos,
– ser trabalhador e enérgico
– ter ponderação,
– ter espírito de entreajuda,
– ter solidariedade em casos positivos,
– ter coragem.”

Aurora Verdades

Ensinamentos deixados por Aurora Verdades, numa ação de Formação para cirenses, em Janeiro de 1999

error: Proibido Copiar!!

“O CIRE, este CIRE que sempre existiu desde que o Mundo é Mundo, não deixará de ser o Instrumento vivo de Jesus O Cristo. E aqueles que a Ele se aproximarem serão os instrumentos carnais para o prosseguimento desta Obra grandiosa que Jesus O Cristo há quase dois mil anos se propôs fazer.
E será sempre à Sua semelhança, à semelhança da Sua Palavra, da Sua Verdade.”

In “Mensagens Amigas de Francisco M’Gonhé da Silva